Eu, Enfermagem soma mais de 70 histórias de enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares de enfermagem

Foram mais de 10 mil acessos ao site e quase 14 mil usuários acompanhando atualizações e relatos emocionantes de colaboradores em um ano desafiador à categoria

Antes mesmo de o cenário mundial para a saúde se apresentar como vemos hoje, o ano de 2020 já estava dedicado à enfermagem pela Organização Mundial da Saúde devido aos 200 anos da categoria moderna – criada pela precursora Florence Nightingale. Uma coincidência valiosa, com certeza. Tida hoje como a maior força de trabalho na saúde do país, a profissão conquistou olhares atentos desde que a doença causada pelo Coronavírus foi denominada como pandemia. E diante do caos gerado pelo vírus SarS-CoV-2 nesses mais de 300 dias de enfrentamento da doença, os mais de 2 milhões de profissionais da área tiveram um papel crucial no combate à COVID-19. 

Com o propósito de dar voz aos mais de 200 mil enfermeiros(as), técnicos(as) e auxiliares brasileiros, o UnitedHealth Group Brasil criou o projeto “Eu, Enfermagem”, um espaço virtual de troca entre profissionais da área com conteúdos educativos e atualizações da categoria com o intuito de acender o protagonismo de cada um. Em pouco mais de cinco meses – desde que o portal foi ao ar – mais de 70 colaboradores compartilharam histórias, momentos e aprendizados marcantes; foram relatos emocionantes e que transformaram a vida uns dos outros.  

“Em um ano tão desafiador quanto 2020, a enfermagem foi colocada em evidência aos olhos de todos, tornou-se protagonista e a importância desses profissionais em nossas vidas ficou clara. O UHG nos contemplou com esse espaço onde os profissionais da área puderam demonstrar suas atuações corajosas em depoimentos emocionantes com tudo o que vivenciaram nesse período conturbado. Em nome de todos da Amil, sinto orgulho de fazer parte de um grupo que não mede esforços para reconhecer nossos heróis da saúde”, Luzia Helena Ferrero, gerente de Práticas Assistenciais da Amil.

Além dos conteúdos escritos sobre curiosidades dos setores, campanhas comemorativas, diferentes atributos e áreas de atuação, o portal “Eu, Enfermagem” contou com dois episódios em vídeo sobre o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e o funcionamento de uma UTI em tempos de pandemia. Ao todo, mais de 14 mil usuários navegaram pelo site e contemplaram os temas criados cuidadosamente para proporcionar uma troca de experiência proveitosa e sábia entre todos. 

“A enfermagem vem buscando há tempos o empoderamento profissional e a pandemia evidenciou e destacou a atuação desses profissionais, permitindo uma valorização maior da categoria. O projeto proporcionou uma troca de enfermagem para enfermagem a partir de temas que impactam diretamente esses indivíduos, além de atualizações e insights que serviram à prática assistencial. Esse canal elucidou nossa missão e valores de forma bastante singular, com um cunho educativo e que traduz exatamente como o UHG quer apoiar todos esses profissionais”, Virginia Paraizo, diretora de Práticas Assistenciais do Americas Serviços Médicos.

Sem dúvida, foi um ano de muita luta, dedicação e superação e, graças a união e coragem de cada um dos nossos heróis da saúde, a batalha de enfrentamento à COVID-19 segue, mas com mais clareza e segurança para todos e todas. E para nós, poder traduzir o dia a dia dessa categoria foi um prazer e um privilégio – e seguiremos contando suas histórias e enaltecendo essa profissão. Sempre juntos.

Mais conteúdos